domingo, 13 de junho de 2010

Aspectos físicos - naturais dos EUA

O clima

Devido a grande extensão territorial do EUA, o clima do país varia muito, de região a região. A Flórida possui um clima subtropical, enquanto o Alasca possui um clima polar. Vastas porções do país têm um clima continental, com verões quentes e invernos frios. Algumas partes dos EUA, principalmente na Califórnia, têm o clima mediterrâneo. No geral, porém, a maior parte dos EUA possui um clima temperado ou subtropical, marcado por quatro distintas estações, com mudanças regulares de temperatura.


Vegetação

Algumas das vegetações dos EUA são:

- No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra.

- Na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical.

- Podemos encontrar a vegetação do tipo estepe, que é uma vegetação rasteira, ela ocorre em volta dos desertos onde as chuvas são escassas e mal distribuídas.

Relevo

No relevo podemos destacar o conjunto de montanhas a oeste do continente, conhecido como Montanhas Rochosas. Já na costa leste, destaca-se a cordilheira dos Montes Apalaches. Na planície central do continente, encontramos dois rios muito importantes: Mississipi e Missouri. O ponto mais alto dos EUA é o Monte McKinley com 6.194 metros de altitude no Alasca.

Fauna

Alguns dos animais predominantes da América do Norte são:


Coruja das neves

A Coruja das neves mede entre 53 e 65 cm de comprimento, com uma envergadura entre 1,25 e 1,50 m. Podem pesar de 1,8 até 3 kg. Ela é encontrada exclusivamente na tundra, habita regiões geladas como a parte norte dos Estados Unidos, Canadá, Alasca, norte da Eurásia, além de regiões do Ártico. Elas se alimentam de presas menores, como os lemingues, coelhos e outras aves, são mortas com um único golpe, também pode-se observar uma coruja-das-neves se alimentando de peixes. Ela vive em média 9 anos.


Jacaré Americano

O jacaré-americano, é uma espécie de jacaré encontrada apenas na região sudeste dos Estados Unidos, junto aos riachos e pântanos. Esses animais não são tão perigosos quanto se imagina. Podem ser domesticados e, de fato, há pessoas que tentam criá-los em apartamentos. Mas, como eles crescem muito e se tornam incómodos, essas pessoas ocasionalmente deixam que eles fujam pelos canos de esgoto. Alimentam-se de insetos, pequenos crustáceos e também procuram rãs, cobras, peixes e animais mortos para se alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário