sábado, 12 de junho de 2010

Simón Bolívar e San Martín




Simón Bolívar

Simón Bolivar foi um militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola. Foi um dos principais personagens da história da América Espanhola.

As suas principais ideias eram:

Que as Nações ficassem livres, sem o comando das metrópoles.

Independentes, tanto politicamente como economicamente.

União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, para discutir problemas de ordem mundial, também tinha o objetivo de que as nações livres da América se tornassem a Grande Colômbia (em homenagem à Cristóvão Colombo).

San Martín

San Martín, nasceu na Argentina, em 1778. Era filho de espanhóis e viveu sua infância na Europa. Quando jovem, retornou à Argentina e, em 1816, saiu vitorioso da luta de independência daquele país. Foi um grande estrategista militar.

Em 1818, participou da luta pela independência do atual Chile. Em 1820, San Martín partiu do Chile, juntamente com o marinheiro e aventureiro inglês lorde Cochrane, para libertar o Peru do domínio espanhol. San Martín conseguiu conquistar Lima e libertou o Peru (1821). Tornando - se junto com Símon Bolivar um dos maiores libertadores da América Espanhola.

Um comentário: