domingo, 13 de junho de 2010

Aspectos econômicos - políticos - industriais dos EUA



Do ponto de vista econômico, os Estados Unidos é o país mais rico e desenvolvido das Américas. Possui um parque industrial muito desenvolvido, mão-de-obra qualificada e grande produção de produtos manufaturados (automóveis, eletrônicos, equipamentos de informática, automóveis, máquinas etc). Os Estados Unidos também se destaca na produção agrícola e de petróleo.

Economia dos EUA

A economia dos EUA é uma das maiores do mundo. Seu produto interno bruto (PIB) foi estimado em 14,2 trilhões de dólares em 2009. Mantêm uma baixa taxa de desemprego, um PIB estável e elevados níveis de pesquisa e investimento financiados por capitais nacionais. O país tem o maior e mais influente mercado financeiro do mundo, casa de grandes e principais bolsas de valores do mundo.



Agricultura

A indústria agrícola norte americana é uma das maiores do mundo. As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais,que são a maioria das vezes suficientes para atender a demanda nacional. Os EUA são um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. O país também é o maior produtor mundial de milho,soja,amendoim,trigo e algodão. O milho e a soja são cultivados na Corn Belt.O amendoim é cultivado no sul do país.O trigo é cultivado no centro-norte do país, principalmente em Kansas (maior produtor nacional),Dakota do norte,Dakota do sul,Montana e Oklahoma.O algodão,cultivado atualmente primeiramente no sul do país,foi por séculos o produto mais importante da economia dos EUA do sudoeste norte americano.



Pecuária

Os EUA possuem o segundo maior rebanho de gado bovino comercial do mundo, atrás somente do Brasil. Existem aproximadamente 103 milhões de cabeças de gado bovino. Além disso, o país possui também grandes rebanhos de suínos e ovinos. Galinhas e outros animais aviários são criados nos estados centro-sul e do sul do país. A pecuária está concentrada no sudoeste e no centro-norte do país. As regiões centrais e ocidentais dos EUA também possuem grandes rebanhos. O estado do Texas possui o maior rebanho de gado no país. Outros estados que possuem grandes rebanhos de gado
são Montana, Colorado, Califórnia e Nevada.



Pesca

Os EUA produzem anualmente mais de cinco milhões de toneladas de peixes e outros animais e vegetais marinhos e fluviais. O valor estimado destes produtos é de 3,4 bilhões de dólares. A maior parte da pesca é realizada no Oceano Pacífico, embora a indústria da pesca também seja considerável no Golfo do México e no Oceano Atlântico. O Alasca é o maior produtor de peixes e outros animais e vegetais marinhos, onde a pesca é uma das principais fontes de renda.



Mineração

Os EUA possui grandes e vários depósitos de numerosos recursos naturais dentro de seus limites territoriais. O valor dos recursos naturais minerados ou extraídos nos EUA é o segundo mais alto do mundo somente atrás da Rússia. Os principais recursos dos EUA são o petróleo, gás natural e carvão. O petróleo e o gás natural são extraídos no Texas, Alasca, Oklahoma e Califórnia, e o carvão é extraído em Wyoming, Virginia, Kentucky e na Pensilvânia. Os EUA produzem 23% do gás natural, 21% do petróleo e 21% do carvão produzido no mundo inteiro.



Poluição

Os EUA é um dos países mais poluidores do mundo e um dos maiores causadores do efeito estufa. As ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países tomaram medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos, mas os Estados Unidos não aceitaram este acordo. Eles alegavam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país.

Aspectos físicos - naturais dos EUA

O clima

Devido a grande extensão territorial do EUA, o clima do país varia muito, de região a região. A Flórida possui um clima subtropical, enquanto o Alasca possui um clima polar. Vastas porções do país têm um clima continental, com verões quentes e invernos frios. Algumas partes dos EUA, principalmente na Califórnia, têm o clima mediterrâneo. No geral, porém, a maior parte dos EUA possui um clima temperado ou subtropical, marcado por quatro distintas estações, com mudanças regulares de temperatura.


Vegetação

Algumas das vegetações dos EUA são:

- No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra.

- Na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical.

- Podemos encontrar a vegetação do tipo estepe, que é uma vegetação rasteira, ela ocorre em volta dos desertos onde as chuvas são escassas e mal distribuídas.

Relevo

No relevo podemos destacar o conjunto de montanhas a oeste do continente, conhecido como Montanhas Rochosas. Já na costa leste, destaca-se a cordilheira dos Montes Apalaches. Na planície central do continente, encontramos dois rios muito importantes: Mississipi e Missouri. O ponto mais alto dos EUA é o Monte McKinley com 6.194 metros de altitude no Alasca.

Fauna

Alguns dos animais predominantes da América do Norte são:


Coruja das neves

A Coruja das neves mede entre 53 e 65 cm de comprimento, com uma envergadura entre 1,25 e 1,50 m. Podem pesar de 1,8 até 3 kg. Ela é encontrada exclusivamente na tundra, habita regiões geladas como a parte norte dos Estados Unidos, Canadá, Alasca, norte da Eurásia, além de regiões do Ártico. Elas se alimentam de presas menores, como os lemingues, coelhos e outras aves, são mortas com um único golpe, também pode-se observar uma coruja-das-neves se alimentando de peixes. Ela vive em média 9 anos.


Jacaré Americano

O jacaré-americano, é uma espécie de jacaré encontrada apenas na região sudeste dos Estados Unidos, junto aos riachos e pântanos. Esses animais não são tão perigosos quanto se imagina. Podem ser domesticados e, de fato, há pessoas que tentam criá-los em apartamentos. Mas, como eles crescem muito e se tornam incómodos, essas pessoas ocasionalmente deixam que eles fujam pelos canos de esgoto. Alimentam-se de insetos, pequenos crustáceos e também procuram rãs, cobras, peixes e animais mortos para se alimentar.

Influência dos EUA na Independência dos países da América Espanhola


Simon Bolivar se inspirou na independência dos EUA para nunca desistir de seu objetivo, lutar pela independência da América espanhola.

O Estados Unidos apoiou junto com a Inglaterra o processo de independência latino - americana. O EUA desejavam estender sua influência política e econômica sobre toda a América, um exemplo disso foi a Doutrina Monroe criada pelo presidente norte - americano James Monroe, com o lema "a América para os americanos"

Doutrina Monroe

As principais ideias desta doutrina eram:

A não criação de novas colônias nas Américas e que nenhuma nação americana podia ser recolonizada;

A não intervenção nos assuntos internos dos países americanos, principalmente a economia proibindo a Europa de interferir nos negócios estabelecidos pelas nações da América;

A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.

Consequências

Na época, a Doutrina Monroe representava uma séria advertência à Santa Aliança pois, eles desejavam manter longe o absolutismo europeu. Também prejudicou à própria Grã-Bretanha, a formulação da Doutrina ajudou a Grã-Bretanha a frustrar os planos europeus de recolonização da América e permitiu que os Estados Unidos continuassem a ampliar as suas fronteiras na direção do Oeste, dizimando as tribos indígenas que lá habitavam. Essa expansão no continente americano marcou o início da política expansionista do país no continente.

sábado, 12 de junho de 2010

Simón Bolívar e San Martín




Simón Bolívar

Simón Bolivar foi um militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola. Foi um dos principais personagens da história da América Espanhola.

As suas principais ideias eram:

Que as Nações ficassem livres, sem o comando das metrópoles.

Independentes, tanto politicamente como economicamente.

União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, para discutir problemas de ordem mundial, também tinha o objetivo de que as nações livres da América se tornassem a Grande Colômbia (em homenagem à Cristóvão Colombo).

San Martín

San Martín, nasceu na Argentina, em 1778. Era filho de espanhóis e viveu sua infância na Europa. Quando jovem, retornou à Argentina e, em 1816, saiu vitorioso da luta de independência daquele país. Foi um grande estrategista militar.

Em 1818, participou da luta pela independência do atual Chile. Em 1820, San Martín partiu do Chile, juntamente com o marinheiro e aventureiro inglês lorde Cochrane, para libertar o Peru do domínio espanhol. San Martín conseguiu conquistar Lima e libertou o Peru (1821). Tornando - se junto com Símon Bolivar um dos maiores libertadores da América Espanhola.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Música Negra e suas Influências



HIP HOP

O Hip Hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

História do HIP HOP

O Hip Hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio do território.

Rap

O Rap é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos.
O Rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por jamaicanos e outros.

Rap na música

Rap, é extremamente digna à improvisação poética sobre uma batida no tempo rápido e frequentemente só é acompanhada pelo som do baixo, ou sem acompanhamento.
O Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante do que a música sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental em que o texto é mais importante que a música, o outro sendo o canto gregoriano.

Black Culture


Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes de direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha contra a violência. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso é "Eu Tenho Um Sonho".

Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis.

Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King.