domingo, 13 de junho de 2010

Influência dos EUA na Independência dos países da América Espanhola


Simon Bolivar se inspirou na independência dos EUA para nunca desistir de seu objetivo, lutar pela independência da América espanhola.

O Estados Unidos apoiou junto com a Inglaterra o processo de independência latino - americana. O EUA desejavam estender sua influência política e econômica sobre toda a América, um exemplo disso foi a Doutrina Monroe criada pelo presidente norte - americano James Monroe, com o lema "a América para os americanos"

Doutrina Monroe

As principais ideias desta doutrina eram:

A não criação de novas colônias nas Américas e que nenhuma nação americana podia ser recolonizada;

A não intervenção nos assuntos internos dos países americanos, principalmente a economia proibindo a Europa de interferir nos negócios estabelecidos pelas nações da América;

A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.

Consequências

Na época, a Doutrina Monroe representava uma séria advertência à Santa Aliança pois, eles desejavam manter longe o absolutismo europeu. Também prejudicou à própria Grã-Bretanha, a formulação da Doutrina ajudou a Grã-Bretanha a frustrar os planos europeus de recolonização da América e permitiu que os Estados Unidos continuassem a ampliar as suas fronteiras na direção do Oeste, dizimando as tribos indígenas que lá habitavam. Essa expansão no continente americano marcou o início da política expansionista do país no continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário